O QUE É LINGUAGEM NA  PNL?

O que é Linguagem na PNL?

A nossa comunicação é algo extremamente importante, ela por si só, diz muito sobre quem somos. Por este motivo é que uma das primeiras habilidades que desenvolvemos quando aprendemos PNL, é saber reconhecer como a pessoa está usando a sua linguagem os. Isto é percebido ao ouvirmos as pistas, palavras ou frases, chamadas de predicados.

Predicados: Uma maneira de detectar a dominante sensorial de uma pessoa é ouvi-la falar, estando-se particularmente atento às palavras de base sensorial. Quando nos descreve sua experiência, nosso interlocutor seleciona, em geral num nível inconsciente, as palavras que a representam melhor. A linguagem reflete o pensamento. As palavras escolhidas por aqueles que nos falam são o reflexo dos processos internos que utilizam para construir sua experiência presente. Por mais surpreendente que pareça, nossos interlocutores nos dizem a cada instante o que estão fazendo interiormente.

A linguagem também pode ser não verbal, também chamada linguagem corporal, e se refere aos sinais explícitos que dizem respeito ao estado interno da pessoa. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e a proximidade entre locutor e o interlocutor. Assim como a forma de expressão da mente racional é a palavra, a forma de expressão das emoções é a não verbal.

Existem certos padrões de linguagem específicos que em PNL são estudados como exemplo o Metamodelo que nos permite reconhecer os pensamentos e os sentimentos que se encontram sob o que uma pessoa está dizendo. Você pode ter uma ideia muito clara de como um problema está agindo sobre uma pessoa ouvindo a descrição que ela faz do problema.

Por fim, existem palavras que fazem diferença na sua comunicação com você mesmo ou com as outras pessoas. São palavras que podem impedi-lo de realizar o que você deseja ou criar uma ilusão de progresso que não existe. Você provavelmente usa ou ouve outras pessoas usando essas palavras no seu dia a dia. Esteja atento a elas e perceba o impacto que elas têm sobre como você vive a sua vida. Entre elas, podemos citar mas, tentar, espero-quero, devia, não posso entre outras mais.

Nos próximos artigos falaremos mais sobre estas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *